Governo Gaúcho Homologa Situação de Emergência pelas fortes chuvas que causaram danos em lavouras e estradas
Governo Gaúcho Homologa Situação de Emergência pelas fortes chuvas que causaram danos em lavouras e estradas
01/11/2023 17:01
Conforme Decreto n° 2.145, de 11 de outubro de 2023, ficou declarada as adversidades que acometeram a locomoção, o abastecimento de água, a drenagem pluvial, a degradação de pontes e estradas, incluindo erosões e bueiros trancados, que afetaram a mobilidade e interromperam o acesso a serviços essenciais, causando prejuízos econômicos.
Ainda, as lavouras, que representam uma parte crucial da economia local, não escaparam dos efeitos das chuvas torrenciais. As terras agrícolas, agora encharcadas, colocaram em risco as colheitas e a subsistência dos agricultores da região. A plantação e o cultivo dos campos agora enfrentam desafios, com sérias perdas econômicas já sendo sentidas.
O Governo Estadual Homologou a situação de emergência no Município, conforme Decreto nº 57.286, de 31 de outubro de 2023, publicado no Diário Oficial do Estado – DOE, em 1º de novembro de 2023, em razão dos eventos adversos causados pelas fortes chuvas na madrugada do dia 07 de outubro.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Claudio Antonio Caldatto, foi feito um levantamento "in loco" em toda a extensão do Município pelos órgãos de Defesa Civil, EMATER, Assistência Social, Secretaria de Obras e Departamento de Engenharia, onde ficou constatado os prejuízos causados, que calculados giram em torno de 6,5 milhões de reais.