Secretaria da Saúde e Assistência Social
saude@charrua.rs.gov.br
(54) 3398.1120
Horário de atendimento: 8h às 12h - 13h às 17h
Endereço: Rua Guarani, 20
A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social é o órgão encarregado em zelar pela saúde pública, assistência e bem estar social dos munícipes; contribuir na criação de uma consciência política na área da saúde, desenvolver atividades ligadas à área da saúde, a nível municipal, a fim de que haja uma assistência eficaz, universal, igualitária e gratuita. Compete, ainda, encaminhar discussões, definir, executar e avaliar planos, projetos e programas de saúde e viabilizar, a nível municipal, os sistemas de saúde constitucionalmente criados a nível estadual e federal; reduzir o número e risco de doenças mediante o desenvolvimento de um programa de saneamento básico e de preservação do meio ambiente eficientes, com a participação e conscientização da população; programação conjunta para atingir numa ação preventiva no controle de doenças transmissíveis, promoção da saúde da mulher, criança, adulto, idoso e do trabalhador em geral; melhorar a qualidade de assistência à saúde e estende-la à população nas decisões referentes à área e possibilitar a integração dos diversos órgãos afins; prestar auxílio ao necessitado, possibilitando-lhes moradia; estimulando a criação de creches e maternidades e promovendo a recuperação e melhoria de vida dos grupos sociais mais necessitados; colaborar com os órgãos afins das esferas federal, estadual e entidades privadas, para o desenvolvimento das atividades acima mencionadas, inclusive administrar e executar convênios firmados com estes; opinar e controlar o processo de admissão, demissão e fiscalização dos serviços e profissionais contratados e exercer outras atividades afins.
Responsáveis
Secretária
Ediane Roncaglio Baseggio